Balneário Camboriú

Alerta de balneabilidade em Balneário Camboriú

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) soltou, na última sexta-feira, o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2025/2026. Em Balneário Camboriú, um dos destinos mais amados do litoral catarinense, a boa notícia é que a maioria dos pontos monitorados está liberada para banho. Mas atenção, pois dois trechos foram considerados impróprios, o que gera um alerta para moradores e turistas que planejam aproveitar as praias.

O primeiro ponto de atenção fica no Pontal Norte, na Praia Central. Essa é uma das áreas mais movimentadas da cidade, frequentada não apenas por quem quer tomar banho de mar, mas também por quem gosta de caminhar. Para quem adora se refrescar, essa notícia pode ser preocupante. Outro local que não passou no teste foi a Lagoa de Taquaras, que já apresentou problemas em temporadas passadas.

Relatório aponta 13 pontos próprios para banho

As coletas de água foram realizadas na segunda-feira e analisadas conforme as normas da Resolução Conama nº 274/2000. Para determinar se a água está própria para o banho, o IMA verifica a presença da bactéria Escherichia coli. Se mais de 20% das amostras das últimas cinco semanas apresentarem níveis acima de 800 E. coli por 100 mL, ou se a última coleta tiver mais de 2.000 E. coli por 100 mL, o local é considerado impróprio.

Mas nem tudo é negativo: apesar dos dois pontos com problemas, 13 dos 15 locais monitorados em Balneário Camboriú estão liberados para banho. Entre os locais que estão bons para aproveitar o sol e o mar, estão:

– Praia de Laranjeiras (meio da praia)
– Praia de Taquaras (em frente à Escola Municipal)
– Praia Central (em frente às ruas 1001, 1400, 2000, 2500, 3000, 3500, 4000, 4900 e 51)
– Praia do Estaleiro
– Praia do Estaleirinho

Como acompanhar a balneabilidade em Balneário Camboriú e outras praias

Durante o verão, que vai de outubro a março, o IMA faz coletas semanais em pontos estratégicos do litoral. Os resultados são analisados em laboratório e ficam disponíveis no site oficial do órgão, que possui um mapa interativo: balneabilidade.ima.sc.gov.br.

Neste portal, você consegue verificar a situação atual de cada ponto, a data da última coleta e até consultar um histórico com informações sobre vento, maré e condições ambientais. Assim, se você está planejando um dia de praia, é sempre bom dar uma olhadinha no mapa antes de sair, especialmente em locais que costumam apresentar instabilidade, como a Lagoa de Taquaras. Ficar por dentro da balneabilidade das praias é fundamental para garantir não só a saúde, mas também a preservação do nosso lindo litoral durante a temporada.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo