Navegantes

Investimentos no terminal portuário de Navegantes crescem com eficiência

A Portonave, localizada em Navegantes, tem mostrado uma trajetória impressionante, sempre em busca de inovação. Recentemente, iniciou uma das suas maiores obras, a adequação do cais, com um investimento de R$ 1 bilhão. Essa mudança vai aumentar a capacidade operacional do terminal, tornando-o mais competitivo no setor portuário.

A primeira fase da obra foi concluída no final de setembro de 2025, e a previsão é que a obra completa fique pronta no segundo semestre de 2026. Com essa nova configuração, o cais poderá receber navios porta-contêineres gigantes de até 400 metros de comprimento. Isso se traduz em menos escalas e, consequentemente, na redução de custos logísticos e maior agilidade no fluxo de cargas.

Além disso, a modernização do terminal traz tecnologia de ponta, que não só melhora o desempenho operacional, mas também torna a utilização dos ativos mais eficiente. Até agora, os investimentos já superaram R$ 1,5 bilhão.

Modernização fortalece a excelência

A adequação do cais é fundamental para garantir a competitividade do setor portuário no Brasil. Atualmente, os maiores navios na costa brasileira podem transportar até 11,5 mil TEUs (unidade que representa um contêiner de 20 pés), enquanto há embarcações que transportam até 23 mil TEUs pelo comércio internacional. Com a nova estrutura, a Portonave consegue se destacar e abrir novas oportunidades para comércio exterior, além de ajudar a fortalecer a economia nacional.

Com um movimento de cerca de 1,2 milhão de TEUs anuais, em 2024 a Portonave alcançou 48% de participação de mercado em Santa Catarina e 13% no Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o terminal é líder em eficiência entre os portos brasileiros, realizando impressionantes 118 movimentos por hora.

A busca por eficiência não para por aí. Este ano, a Portonave recebeu a primeira empilhadeira Reach Stacker 100% elétrica do Brasil, além de dois novos Scanners de inspeção de cargas, que contribuem para a segurança e sustentabilidade das operações. A circulação de caminhões no terminal é bem ágil, com cerca de dois mil caminhões passando diariamente e o tempo médio de permanência sendo apenas 26 minutos.

Sustentabilidade e tecnologia inédita projetam o futuro

A adequação do cais também inclui infraestrutura para uma tecnologia inovadora chamada shore power. Essa tecnologia permitirá fornecer energia elétrica às embarcações atracadas, reduzindo a emissão de poluentes durante as operações e reafirmando o compromisso da Portonave com a sustentabilidade.

Ao longo dos anos, o terminal tem integrado práticas sustentáveis em sua operação, adotando tecnologias limpas e modernizando sua estrutura. Esse compromisso foi reconhecido internacionalmente com o Prêmio Marítimo das Américas, concedido pela Comissão Interamericana de Portos, devido às ações de descarbonização implementadas.

Iceport amplia capacidade logística

Outro diferencial da Portonave é a Iceport, a única câmara frigorífica dentro de um terminal portuário no Brasil. Com 50 mil m² e capacidade para 16 mil posições de pallets, a Iceport garante agilidade e eficiência no recebimento e expedição de produtos que precisam de controle de temperatura, como alimentos e medicamentos.

Ela possui autorização da Anvisa para armazenar medicamentos, é a única com certificação no Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos e está preparada para receber produtos conforme os preceitos islâmicos (Halal).

Com uma trajetória focada em eficiência, inovação e compromisso ambiental, a Portonave segue pavimentando o caminho para um desenvolvimento logístico mais sólido para Santa Catarina e para o Brasil, tornando a operação cada vez mais tecnológica e sustentável.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo