Operação fake law desmantela quadrilha de falsos advogados no Ceará
A Polícia Civil de Santa Catarina está em ação contra um grupo que aplicava o famoso golpe do “falso advogado”. Junto com o GAECO, através do CyberGAECO, foram deflagrados mandados de busca e apreensão em Aquiraz, Eusébio e Fortaleza, no Ceará. A operação, chamada Fake Law, resultou em dez mandados que visam desmantelar esse esquema criminoso.
Os criminosos tinham uma estratégia bem elaborada: eles coletavam informações reais de advogados catarinenses, obtidas pela internet e por vazamentos. Com esses dados em mãos, fingiam ser esses profissionais e entravam em contato com vítimas, dizendo que havia havido um “ganho de causa” em seus processos. O golpe era concluído com pedidos de transferências de dinheiro, sob a justificativa de que era necessário adiantar custas ou liberar valores. Uma verdadeira fraude!
A Vara Regional de Garantias da Comarca de São José autorizou as medidas cautelares. Também decidiu que os bens dos investigados deveriam ser indisponibilizados e as contas bloqueadas. Enquanto isso, o inquérito prossegue, com a Polícia analisando o material apreendido e buscando identificar todas as vítimas, além de quantificar os valores movimentados e possíveis ramificações do esquema.
Diante de situações como essa, a Polícia Civil alerta: é importante desconfiar de contatos que não foram solicitados. Sempre verifique a autenticidade dos números e e-mails e, antes de fazer qualquer pagamento, consulte diretamente seu advogado ou os canais oficiais do Judiciário. Assim, você se protege de golpes e mantém sua segurança financeira.



