Itajaí e Região

Carga de 28 quilos de cocaína é apreendida em porto de SC

Receita Federal fez uma apreensão significativa nesta quarta-feira (22) em Itajaí, Santa Catarina. Foram encontrados nada menos que 28,8 quilos de cocaína escondidos em um contêiner que transportava carne bovina congelada. A droga estava camuflada dentro da máquina refrigeradora do contêiner, que tinha como destino o Porto de Las Palmas, na Espanha.

Essa operação não foi tarefa fácil. A Receita utilizou escâneres e contou com um trabalho de inteligência para realizar a fiscalização. Mais curioso ainda: um dos tabletes de cocaína tinha um rastreador, o que sugere que os traficantes queriam monitorar a carga até o seu destino final. Imagina só o tipo de planejamento que isso envolve, não é?

O Porto de Las Palmas, localizado no meio do Atlântico, é uma rota estratégica para o tráfego de cargas entre continentes. E é exatamente por isso que se torna um ponto atraente para organizações criminosas que atuam no tráfico internacional.

Após a descoberta, a carga foi encaminhada à Polícia Federal para que as investigações possam identificar quem tentava enviar a droga para fora do Brasil. Essa apreensão é parte de um trabalho maior: só em 2025, a Receita Federal já superou 2,3 toneladas de cocaína retidas nos portos do Paraná e Santa Catarina. A luta contra o tráfico de drogas tem sido intensa, e a Receita se esforça em colaboração com outros órgãos de segurança pública.

Isso mostra como a fiscalização nos portos é crucial. As organizações criminosas têm se adaptado, utilizando contêineres refrigerados como forma de esconder a droga em meio a cargas legais. E a Receita promete intensificar ainda mais suas ações para coibir essas práticas, especialmente em relação a envios para portos estratégicos na Europa.

Essa apreensão é um lembrete da importância do trabalho de inteligência e fiscalização nas fronteiras do nosso país. Em tempos em que o tráfico de drogas é um problema sério, iniciativas como essa ajudam a proteger a sociedade. O vídeo da operação também mostra toda a ação de inteligência que culminou na apreensão da cocaína.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo