Ressaca danifica trechos da orla em Itapema
A ressaca que atingiu o Litoral Norte de Santa Catarina na terça-feira, dia 7, fez um estrago danado em Itapema, especialmente na Meia Praia. O mar avançou com tanta força que a Prefeitura já armou uma força-tarefa para lidar com a situação e garantir a segurança de todos – moradores e turistas.
As equipes de Turismo e Obras, junto com a empresa Ambiental, que cuida da limpeza urbana, estão unidas para fazer uma recuperação emergencial da orla. Elas estão trabalhando intensamente para mapear as áreas afetadas e isolar os trechos que representam risco, enquanto outros profissionais se dedicam a recolher os materiais que foram danificados e a reestruturar o que foi atingido.
Além disso, a empresa de limpeza está redobrando os esforços para retirar os detritos e sujeira que o mar trouxe consigo. Os donos dos quiosques nas áreas afetadas receberam uma orientação: retirar seus pertences até que a situação seja avaliada e os espaços liberados com segurança.
Defesa Civil alerta sobre a possibilidade de novas ressacas
A Defesa Civil, por sua vez, não ficou de braços cruzados. Ela já avisou que novas ocorrências de ressaca podem acontecer ainda durante a tarde, e isso deixou as equipes municipais em estado de alerta total. A Prefeitura está considerando até decretar situação de emergência para acelerar os reparos na orla.
A secretária de Turismo, Pati Marin, comentou que a prioridade agora é a segurança da população e minimizar os danos causados pela força do mar. “Estamos com todas as equipes mobilizadas, trabalhando de forma coordenada para restabelecer as condições da orla o mais breve possível,” destacou.
Nas redes sociais, não faltaram vídeos dos moradores mostrando a fúria do mar. Um internauta, ao filmar as ondas se aproximando da faixa de areia, comentou: “Se foi a areia da minha praia”.
Confira o vídeo:
Morador gravou a força do mar durante a madrugada de terça-feira (7), em Itapema – Vídeo: Divulgação/Redes Sociais