Balneário Camboriú

Balneário Camboriú tem sorvete inspirado na NASA na Space Adventure

No Dia do Sorvete, que acontece no dia 23 de setembro, você já parou para pensar em como os astronautas conseguem saborear um docinho lá em cima, a milhares de quilômetros da Terra? Durante a corrida espacial dos anos 60, a NASA se viu na missão de desenvolver alimentos leves e práticos para serem consumidos no espaço, onde a microgravidade é a regra. E a solução encontrada foi a liofilização.

O famoso “sorvete de astronauta” é bem parecido com o que comemos aqui, mas com quase toda a água retirada. Isso ajuda a manter o sabor, a cor e parte dos nutrientes, mas deixa o doce com uma textura bem diferente, mais seca e crocante, tipo um biscoito. Essa alteração é fundamental para evitar que líquidos e cremes fiquem flutuando na nave e causam problemas.

Atualmente, na Estação Espacial Internacional, os astronautas até assam biscoitos! Eles também levam chocolates que foram especialmente pensados para não esfarelar, além de frutas secas, balas e chicletes, tudo embalado com muito cuidado.

Mas não é só para matar a vontade, não! Esses docinhos têm um papel importante no bem-estar emocional da equipe. O sabor doce ajuda a liberar substâncias como dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão ligados a sensações de prazer e relaxamento. Dessa forma, sem a carga emocional dos doces, a moral da equipe pode cair.

Em solo brasileiro, temos duas exposições com os maiores acervos da NASA fora dos Estados Unidos. Uma fica em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e a outra em Canela, na Serra Gaúcha. Quem visita esses lugares pode ver mais de 270 itens originais e, claro, experimentar o “sorvete espacial” nas versões flocos e napolitano.

Além dos itens incríveis, essas exposições oferecem salas interativas onde o público pode viver uma experiência única, simulando decolagens e alunissagens, além de descobrir como os astronautas dormem, se alimentam e se entretêm no espaço. Tem também uma área de jogos com realidade virtual e um giroscópio que simula as forças gravitacionais enfrentadas durante o treinamento dos astronautas. Ah, e no Planetário, você ainda pode assistir a um filme incrível em 4K, resultado de uma parceria com o Museu de História Natural de Nova Iorque.

Uma verdadeira viagem sem sair do lugar!

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo