Igrejinha dos anos 60 é preservada em prédio em SC
Localizada em uma das ruas mais movimentadas do Centro de Balneário Camboriú, a Capela da Paz é uma pequena preciosidade que resiste ao tempo e à truculência do concreto. Em meio a arranha-céus imponentes, essa igrejinha, que pode passar despercebida por quem tem pressa, se destaca pela sua simplicidade e charme.
Inaugurada em 1961, a capela é reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico de Balneário Camboriú. Com capacidade para 40 pessoas sentadas e uma lotação máxima de 60, ela continua a ser um espaço de acolhimento para a comunidade local.
Em 2012, antes de construir um novo edifício ao redor, a construtora Ciaplan resolveu restaurar a capela. Para homenagear essa importante parte da história da cidade, o novo prédio recebeu o nome de “Tour Chapelle”.
Capela da Paz: a história por trás da igrejinha
A história da Capela da Paz é linda e remete ao sentimento de comunidade. Foi construída por um grupo de luteranos liderados por Berty Jensen, que, ao chegar à cidade, percebeu a necessidade de um local para a realização de cultos. Antes da capela, Berty já fazia celebrações em sua casa, mas logo o espaço ficou pequeno com o aumento dos frequentadores.
O pastor Lindolfo Weingärtner percebeu a urgência em erguer um lugar que comportasse todos. Com o auxílio de um fiel, Paulo Tesch, que era pedreiro, a capela foi construída em apenas sete semanas. Um verdadeiro feito, não é mesmo?
Atualmente, a Capela da Paz é utilizada para diversas celebrações, como batismos, casamentos e também para eventos ecumênicos. Ela está aberta de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, recebendo tanto moradores como visitantes curiosos.