Uniformes escolares são descartados em SC
Na manhã de quarta-feira (27), uma situação inesperada ocorreu em Itapema. A Prefeitura local distribuiu uniformes escolares de forma gratuita, mas aparentemente uma moradora do bairro Alto São Bento decidiu descartar essas peças no lixo. A Polícia Militar foi acionada e registrou o caso por volta das 10h.
Durante uma ronda, os policiais viram um funcionário da coleta seletiva abrindo um saco que continha duas camisetas e dois shorts ainda com etiquetas. Ao se aproximarem, perceberam que eram uniformes novinhos da rede municipal de ensino. O trabalhador contou que encontrou as roupas no lixo de uma casa próxima.
Os agentes seguiram até a residência e conversaram com a dona da casa. Ela explicou que não haveria mais uso para os uniformes, pois seus filhos não os usariam mais.
Uniformes escolares distribuídos gratuitamente
Enquanto falava, a mulher mencionou que não sabia que os uniformes, oferecidos pela Prefeitura, eram exclusivos para alunos da rede municipal e não deviam ser jogados fora. A Polícia Militar aproveitou a oportunidade para orientá-la sobre o que fazer nessas situações. Disseram que, se não quisesse mais as peças, o correto seria devolvê-las na escola ou na Secretaria de Educação. Assim, os uniformes foram recolhidos e entregues ao órgão competente.
Esse tipo de situação traz à tona a importância de informar a população sobre o uso e os cuidados que devemos ter com os bens públicos. E, claro, um lembrete de que, em algumas circunstâncias, é sempre melhor procurar uma solução que não envolva o desperdício. Afinal, quem sabe uma outra criança possa aproveitar aqueles uniformes?