Itajaí e Região

Alckmin comete erro ao mencionar cidade em SC

O vice-presidente Geraldo Alckmin gerou algumas risadinhas durante a cerimônia de lançamento da fragata “Jerônimo de Albuquerque”. Ao se referir a Itajaí, que fica no Litoral Norte de Santa Catarina, ele acabou chamando a cidade de “Itajaú”. Essa gafe aconteceu logo no começo do discurso, que foi realizado na TKMS Estaleiro Brasil Sul, com a presença de diversas autoridades, jornalistas e militares.

Alckmin estava expressando sua alegria em estar em “Itajaú, a capital nacional da indústria naval” e destacou a importância do estaleiro, onde a engenharia e o compromisso se encontram para fortalecer a soberania marítima do Brasil. Um momento curioso, não acha? Mas, para a sorte dele, na primeira menção à cidade, ele se lembrou da correta: “Itajaí”, ao cumprimentar o vice-prefeito, Rubens Angioletti.

Visita de Alckmin a SC

A visita do vice-presidente a Itajaí foi para a cerimônia promovida pela Marinha, onde o segundo navio do Programa Fragatas Classe Tamandaré foi batizado. O primeiro, em agosto de 2024, teve até a presença do presidente Lula.

Essa fragata em especial, a F201, leva o nome “Jerônimo de Albuquerque” em homenagem ao primeiro comandante de uma frota naval brasileira. Durante seu discurso de cerca de 10 minutos, Alckmin enfatizou a importância de produzirmos nossos próprios navios, como essa fragata. O navio faz parte do PFCT, considerado estratégico para a defesa do país e inserido no Novo PAC.

“Navios feitos aqui no Brasil ajudam a posicionar nosso país como um fornecedor de soluções em construção e tecnologia. Isso pode abrir portas para novas parcerias e uma exportação com maior valor agregado”, destacou Alckmin. Ele também reforçou que essa autonomia é vital para proteger as rotas comerciais e colaborar em missões marítimas.

Uma manhã cheia de compromissos importantes e, claro, alguns pequenos deslizes que nos lembram que, por mais altos cargos que tenhamos, somos todos humanos.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo