Balneário Camboriú

Mulher internada por determinação judicial após perseguição a dentista

Um juiz da Vara Criminal de Itapema decidiu que uma mulher deve ser internada por, pelo menos, um ano. Ela é acusada de perseguir e ameaçar um dentista por quase quatro anos. Essa internação ocorrerá em um hospital especializado em custódia e tratamento psiquiátrico, já que foi reconhecida a sua inimputabilidade devido a problemas de saúde mental.

A medida foi tomada após uma denúncia do Ministério Público de Santa Catarina, que apontou os crimes de perseguição, ameaça e desobediência. De acordo com o que foi apurado, entre abril de 2021 e janeiro de 2025, a mulher constantemente ameaçou e perseguiu o dentista, afetando seu bem-estar físico e mental.

Os registros mostram que ela enviava centenas de mensagens por e-mail e aplicativos, misturando declarações de amor com ameaças. Além disso, fazia ligações incessantes, ia a lugares que o dentista frequentava, como seu consultório e casa, e ainda invadia sua privacidade com presentes indesejados.

A situação se agravou em 2023, quando a mulher começou a atacar também a namorada do dentista. Criou perfis falsos, disparou mensagens ameaçadoras e ainda fez ligações e visitas à casa da mulher. Mesmo com ordens judiciais que a proibiam de se aproximar do casal, ela desrespeitou as determinações e continuou a نشر conteúdos agressivos nas redes sociais.

O juiz enfatizou, na sentença, que as provas eram robustas e confirmavam a gravidade dos atos cometidos, forçando as vítimas a mudarem seus hábitos diários. Contudo, a ré não foi considerada culpável penalmente, pois a avaliação psiquiátrica indicou que ela não tinha plena consciência das suas ações e, portanto, não podia agir de outra forma.

Foi diagnosticado que ela sofre de um Transtorno Psicótico não orgânico não especificado, o que a torna incapaz de entender a ilicitude de seus atos. Como consequência, a sentença foi de absolvição imprópria, junto com a imposição de uma medida de segurança.

Mesmo após essa decisão, a mulher voltou a publicar vídeos fazendo menções ao dentista. Diante disso, o Ministério Público pediu a internação imediata, que foi cumprida na manhã desta quinta-feira. Essa decisão ainda pode ser contestada.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo