Gov.br alerta usuários sobre aumento de segurança nas contas
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está orientando os usuários da conta ouro do Gov.br a implementar uma nova ferramenta de segurança: a verificação em duas etapas. Essa medida visa aumentar a proteção de aproximadamente 72 milhões de contas.
A verificação em duas etapas não é obrigatória, e quem optar por ativá-la poderá desativar a funcionalidade a qualquer momento. Segundo o ministério, essa solução é considerada muito eficaz para impedir acessos indevidos, especialmente quando utilizada em conjunto com a biometria.
Atualmente, cerca de 27% das contas ouro já utilizam essa funcionalidade. A plataforma Gov.br conta com mais de 169 milhões de usuários, oferecendo uma ampla variedade de serviços digitais, que incluem mais de 4.700 opções federais e cerca de 8.700 serviços estaduais e municipais.
Entre os serviços mais procurados pelos brasileiros estão a Assinatura gov.br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e a Carteira Digital de Trânsito. Através do Gov.br, é possível assinar documentos com validade jurídica, abrir empresas e realizar transferências de veículos. Além disso, há um sistema de pesquisa que ajuda a encontrar serviços específicos de acordo com o perfil do usuário, sejam eles estudantes, agricultores, turistas, empreendedores ou trabalhadores.
### Ativação da Verificação em Duas Etapas
Com a nova atualização, ao fazer login no Gov.br, os usuários de conta Ouro receberão um aviso para ativar a verificação em duas etapas pelo aplicativo. Na primeira vez que isso ocorrer, será possível pular a ativação, mas um e-mail ou SMS será enviado avisando que, no próximo acesso, a ativação será solicitada novamente.
Além disso, se o usuário enfrentar dificuldades com a funcionalidade, ele pode desativá-la a qualquer momento, seguindo as orientações disponíveis no aplicativo Gov.br, na seção “Segurança da conta”. Caso haja alguma dúvida, o ministério informa que é possível conversar com um atendente para obter mais esclarecimentos.
Essa iniciativa busca proteger ainda mais os usuários e garantir um ambiente digital mais seguro para todos.