Mudanças na grade da tarde do SBT: a chave é Cesar Filho
O SBT tem realizado várias mudanças em sua programação nas últimas semanas, especialmente nas tardes da emissora. A partir da próxima segunda-feira, dia 21, a novela “Maria do Bairro”, lançada em 1995, retomará a tela do canal. Além disso, o programa “A Caverna Encantada” ganhará um novo horário. Outra alteração está prevista para o dia 28: o programa “Casos de Família” irá substituir a novela “A Usurpadora”, que foi ao ar em 1998. Esses ajustes geram curiosidade sobre os motivos de tantas alterações em um curto espaço de tempo.
De acordo com dados recentes, o telejornal “SBT Brasil” sofreu uma queda significativa de audiência, em parte devido ao desempenho insatisfatório de alguns programas que o antecedem na programação, como “Sessão Dorama” e o policial “Tá na Hora”. A novela “Eternamente Apaixonados” também teve uma performance abaixo do esperado e foi retirada da grade após apenas uma semana no ar.
Em junho, o “SBT Brasil” registrou uma perda de 9% de sua audiência na Grande São Paulo em comparação a maio. O telejornal obteve uma média de 3,6 pontos, enquanto em maio tinha alcançado 3,9 pontos. Durante o mesmo período, as demais emissoras conseguiram aumentar sua audiência. A Globo manteve os mesmos 21,6 pontos de maio, enquanto a Record subiu de 7,5 para 8,3 pontos. Band e RedeTV! também tiveram pequenos aumentos.
Curiosamente, mesmo o setor da TV paga, que enfrenta uma queda no número de assinantes, conseguiu um leve crescimento, subindo de 4,6 para 4,8 pontos. O aumento da audiência de plataformas de streaming e do YouTube foi ainda mais significativo, subindo de 14,6 para 15,2 pontos.
Cesar Filho, apresentador do “SBT Brasil”, tem uma relação próxima com Daniela Beyruti, e sempre busca realizar alterações para melhorar os números do programa. Recentemente, o “SBT Brasil” alcançou 5,0 pontos na audiência, o que representa seu melhor desempenho desde março do ano passado.
As expectativas são de que as mudanças, como o fim da “Sessão Dorama” e o retorno de programas populares como a novela protagonizada por Thalia e “Casos de Família”, contribuam para melhorar os índices de audiência. Além disso, o “Tá na Hora” irá perder um trecho de sua programação para mais episódios de “Chaves”.
Durante o anúncio da nova grade para 2025, Daniela Beyruti afirmou que está disposta a realizar os ajustes necessários para aumentar a audiência. Sua abordagem é simples: “São apostas. Se der certo, mantém. Se der errado, troca”. Essa estratégia reflete o estilo adotado por seu pai ao longo dos anos.