Balneário Camboriú

Rompimento de adutora na Av. Brasil gera transtornos e ação da Emasa

Na madrugada de domingo (29), uma adutora estourou na esquina da Avenida Brasil com a Rua 3680, em Balneário Camboriú, causando um verdadeiro corre-corre das equipes da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e da Secretaria de Obras. O trabalho continuou ao longo do dia seguinte, já que o objetivo era minimizar os danos e restabelecer o abastecimento de água na Barra Sul.

Segundo a Emasa, o problema foi provocado pelas infiltrações resultantes das fortes chuvas que caíram dias antes. Isso comprometeu uma rede pluvial e acabou pressionando a tubulação de água, levando ao deslocamento de uma conexão em T. Para resolver a situação, foi preciso trocar a tubulação danificada — uma adutora de 300 mm — e reater o buraco que se formou no asfalto. A repavimentação estava programada para acontecer entre segunda (30) e terça (1º).

Novo ponto de vazamento na 3ª Avenida

Enquanto as equipes cuidavam do reparo na Avenida Brasil, um novo problema surgiu no final da 3ª Avenida com a Avenida Brasil. Esse ponto exigiu atenção imediata, já que os danos eram mais complexos. O chão cedeu e fez com que uma conexão da rede se deslocasse, obrigando a equipe a reposicionar a peça e instalar um macromedidor, algo necessário nas obras de setorização que estão em andamento.

Por volta das 2h da madrugada, o registro da rede foi novamente fechado para que os serviços pudessem ser finalizados. A expectativa é que o abastecimento retorne na manhã desta segunda-feira.

Trânsito alterado

Com o rompimento, o trânsito na área também foi afetado. A Avenida Brasil está com uma faixa bloqueada, e não é possível estacionar entre o fim da 3ª Avenida e o Supermercado Carrefour. Na esquina da 3ª Avenida com a Avenida Brasil, o tráfego está totalmente interditado.

Agentes de Trânsito estão no local orientando os motoristas. Os desvios estão sendo feitos pela Rua 3610 para quem vem pela Avenida Brasil, e pela Rua 3614 para quem vem da 3ª Avenida. O semáforo na Rua 3700 está funcionando de forma intermitente para facilitar a passagem dos veículos.

Emasa descarta relação com obras de setorização

A Emasa informou que os rompimentos não estão relacionados às obras de setorização que estão em curso. Na verdade, essas melhorias visam prevenir esse tipo de problema no futuro. O macromedidor instalado no novo ponto de vazamento é parte dessas melhorias.

Orientação à população

Enquanto a água não volta, a Emasa pede que os moradores economizem e mantenham os registros de água fechados, abrindo-os apenas quando tudo normalizar. Além disso, eles alertam sobre a possibilidade de turbidez na água após a reabertura das torneiras, então é melhor evitar lavar roupas logo que o abastecimento for restabelecido.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo