Itajaí e Região

Itajaí recebe 24 mil visitantes na Festa do Peixe

Mais de 24 mil pessoas marcaram presença na Festa do Peixe em Itajaí, no último sábado, dia 28. O evento foi um verdadeiro sucesso e distribuiu gratuitamente 15 toneladas de peixe e frutos do mar, tudo preparado por uma equipe de mais de 500 voluntários.

Mesmo com a chuva, que não deu trégua, a festa brilhou. Os organizadores montaram uma estrutura que permitiu que o público experimentasse diversas delícias do mar em 32 barracas, cada uma representando secretarias municipais e instituições locais. Não é à toa que a festa é considerada uma das grandes tradições da cidade!

Festa do Peixe atrai diversos turistas à Itajaí

A professora Lucinelma Santos, oriunda de Cuiabá, estava aproveitando um passeio por Itajaí e não perdeu a oportunidade de saborear a culinária local. Para ela, a organização do evento fez toda a diferença. “Em Cuiabá, nós temos um festival de peixe de água doce, mas o pescado de aqui é especial. Já provei cinco pratos e estão todos deliciosos. A estrutura da festa é bem organizada, com um atendimento nota mil!”, comentou.

A aposentada Glacy Grane Mandias, que veio do meio-oeste catarinense, também se rendeu ao sabor da festa. Ela experimentou o famoso bolinho de peixe da barraca da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e elogiou o atendimento. “É a primeira vez que estou aqui. O bolinho está uma delícia! A organização é impecável, desde a entrada até a experiência aqui dentro”, disse ela, com um sorriso no rosto.

Evento contou com diversas receitas de pescado e frutos-do-mar

No total, foram servidas sete receitas diferentes. Os visitantes puderam saborear tainha frita, assada, sardinha de várias maneiras, e até o famoso “Charuto a jato”, um prato típico da região, cozido com temperos na panela de pressão. Teve, ainda, uma “cadeirada gigante” que pesava impressionantes 300 quilos de pescado!

O bolinho de peixe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania foi a estrela da festa, levando o primeiro lugar no voto popular. Em segundo lugar, ficou o escabeche de peixe com salada espanhola de grão-de-bico, preparado pela Univali.

O clima de alegria e celebração tomou conta da cidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico comentou sobre o sucesso do evento e já está pensando em expandir a festa para mais dias no próximo ano. “A população compareceu em peso, e isso merece ser reconhecido”, ressaltaram.

A festa, que celebrava o Dia do Pescador, foi uma forma carinhosa de homenagear aqueles que trabalham duro para trazer os sabores incríveis do mar para nossa mesa. O prefeito de Itajaí, Robison Coelho, destacou a importância de reintegrar esse evento ao calendário da cidade, valorizando a indústria pesqueira local.

Sem dúvida, a Festa do Peixe se consolidou como um evento amado pela comunidade e uma bela atração para os visitantes.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo