O Porto de Itajaí confirmou a extensão do contrato para manutenção da dragagem do seu canal de acesso por mais um ano, a fim de garantir maior segurança para a navegação de navios de grande porte. Ademais, a draga de sucção tipo Hopper está em operação contínua, 24 horas por dia, realizando um trabalho incansável na remoção de sedimentos do Complexo Portuário.
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Destaques
- Porto de Itajaí prolonga contrato para manutenção da dragagem do canal de acesso por mais um ano.
- Draga de sucção atua 24 horas por dia, removendo mais de 2 milhões de m³ de sedimentos.
- Importância da operação para a segurança de navios maiores e a recuperação da profundidade do canal.
Desde sua chegada em novembro, essa draga já removeu um impressionante volume de 2.217.820 m³ de sedimentos, com a estimativa de alcançar a marca de 4 milhões de m³ durante o período de um ano de operações. Esse esforço contínuo tem o propósito de assegurar os índices de profundidade necessários, especialmente após meses de intensas chuvas que afetaram significativamente a região.
Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí, ressaltou a importância desse contrato de arrendamento transitório para manter a eficiência da dragagem: “Itajaí é o único porto no Brasil a realizar dragagem permanente desde 1999. Garantir a manutenção desse contrato nos permite manter níveis de profundidade estáveis, algo desafiador diante do volume de chuvas recentes.”
A draga Hooper (HAM 316), substituta da draga holandesa Lelystad, atua em conjunto com a draga NJORD, que utiliza jatos potentes de água para eliminar sedimentos do leito do rio, tornando a operação ainda mais eficiente.
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Operação Estratégica no Complexo Portuário
Certamente, o trabalho da draga se estende ao canal de acesso do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu. Isto abrangendo áreas vitais para a navegação e o escoamento de grandes embarcações. Aliás, seu alcance inclui as Bacias de Evolução I e II. Elas eram localizadas em pontos estratégicos como os portos de Itajaí e Navegantes, além da Baía Afonso Wippel, no Saco da Fazenda. A remoção desses sedimentos sólidos é crucial para a segurança e fluidez do tráfego marítimo.
Enfim, essa operação não apenas garante a segurança das embarcações de maior porte, mas também é fundamental para recuperar a profundidade do canal, permitindo um escoamento mais eficaz das águas pluviais que descem do Vale do Itajaí.
“Com a melhora do clima recente, já observamos uma mudança significativa na coloração das águas que envolvem o Porto de Itajaí e seus terminais vizinhos. Isso é um reflexo direto do intenso trabalho da draga de sucção. Ela visa restabelecer a naturalidade do rio após meses de carregamento de sedimentos do Alto Vale”, enfatiza Fábio da Veiga.
Entretanto, essa prorrogação do contrato representa um compromisso contínuo do Porto de Itajaí. É um compromisso com a segurança, eficiência e preservação ambiental. Para reforçar seu papel como um dos principais portos do país, conforme ressaltado por Fábio da Veiga.
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