Profissionais da Saúde em Brusque aprimoram cuidados com novos protocolos de enfermagem
A Secretaria Municipal de Saúde de Brusque anunciou a adesão aos protocolos de enfermagem estabelecidos pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (COREN-SC), a fim de fortalecer e qualificar os serviços de saúde oferecidos na região.
Veja também: Parceria público-privada: Em Brusque Programa Pice incentiva creches em empresas
Destaques
- Enfermeiros da rede municipal passam por treinamento focado em cinco protocolos essenciais.
- Iniciativa busca aprimorar práticas e garantir atendimento cientificamente embasado.
- Protocolos validados pelo Ministério da Saúde e organizações internacionais orientam práticas de enfermagem.
Treinamento Intensivo para Excelência
Essa iniciativa integra um amplo programa de treinamento dedicado a enfermeiros locais, afinal, com o propósito de elevar o padrão de cuidado oferecido aos pacientes. Durante 12 encontros intensivos, os profissionais se dedicaram à discussão e absorção de conhecimentos de cinco protocolos essenciais, conforme abordam doenças cardiovasculares, infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis, cuidado adulto e cuidado com a pessoa ferida.
Entenda mais: Certidão Negativa de Débito Municipal em Brusque: agora válida por 180 dias
Avanço na Qualidade dos Cuidados
Esses protocolos, certamente validados pelo Ministério da Saúde e por organizações internacionais, oferecem uma base científica robusta para orientar e qualificar as práticas dos enfermeiros. Mais do que ampliar a autonomia clínica, embora fortaleçam a atuação desses profissionais, principalmente no tratamento de pacientes com doenças crônicas.
Impacto nos Serviços de Saúde Local
Danieli Martins, uma das líderes do programa de capacitação, aliás, destaca a relevância desses protocolos para a ampliação da capacidade de oferta de serviços nas unidades de saúde municipais.
“Hoje já temos protocolos de enfermagem vigentes em nosso município, então vamos contar com uma ampliação da população atendida pelo enfermeiro e que este poderá dar continuidade à consulta prestada, podendo prescrever e solicitar exames, aumentando cerca de 50% da capacidade de oferta de serviços nas unidades de saúde”, finaliza.
Compromisso com a Excelência e a Comunidade
Essa iniciativa reforça o compromisso com práticas atualizadas e embasadas na ciência, então, a fim de promover um ambiente de cuidado mais robusto e eficaz para toda a comunidade.
Leia agora: Brusque: Novo Programa de Bolsa Atleta e Bolsa Técnico em Debate na Audiência Pública