ItajaíNotícias

Itajaí promove 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

A princípio, em Itajaí, neste sábado (25), tem início a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A saber: a iniciativa se estende até o dia 10 de dezembro, a fim de sensibilizar a sociedade sobre a importância de prevenir, combater e erradicar a violência contra mulheres e meninas. Acima de tudo, essa mobilização é parte da ação global “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto: Canva

Entenda mais: Reviravolta na Concessão do Porto de Itajaí: O Manifesto da TIL

Programação da Campanha de Ativismo

Desde 2019, essa campanha é realizada em Itajaí pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV). Primordialmente tem o propósito de sensibilizar a comunidade. Todavia a RAIPSV, junto à Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, promove essa ação com o apoio de diversos órgãos governamentais e não governamentais.

Antes de mais nada, para mais informações sobre a rede de atendimento às mulheres em Itajaí, denúncias e tipos de violência, acesse o Portal Rede de Apoio à Mulher por meio deste link. Não obstante, acompanhe também as atividades da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí no Instagram @raipsviolencia.itajai.

Com efeito, durante o período da campanha, está prevista a publicação de vídeos sobre a rede de atendimento nas redes sociais do município e da RAIPSV. Os materiais também serão veiculados nas Unidades Básicas de Saúde.

Primordialmente, Divulgadas as Datas para a Campanha

25/11 (sábado) Horário: 13h30 Atividades: Rodas de conversa sobre violência doméstica e familiar com as participantes da ação social das Paróquias Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Fazenda, e Paróquia São Cristóvão, no bairro Cordeiros Realização: CVIDOM/OAB Itajaí (Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Oab Subseção de Itajaí)

30/11 (quinta-feira) Horário: 9h30 às 11h30 Evento: Reunião da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV) Palestras: Inovações legislativas em defesa da mulher e Projeto Feminicídio em Pauta na prática Realização: Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (DVE/SMS)

04/12 (segunda-feira) Horário: 14h às 16h Atividades: Blitz de orientação e distribuição de material informativo sobre a rede de atendimento às mulheres em situação de violência. Local: Rua Estefano José Vanolli, bairro São Vicente Realização: Guarda Municipal/GPCAMI, RAIPSV e Diretoria de Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde

05/12 (terça-feira) Horário: 17h Evento: Uso da Tribuna – Casa das Anas Local: Câmara de Vereadores (Av. Ver. Abrahão João Francisco, 3825 – Ressacada)

06/12 (quarta-feira) Atividade: Lançamento de vídeo institucional do Município de Itajaí em alusão ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (#ElesPorElas) Realização: RAIPSV, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Comunicação, com apoio da Fundação Cultural, Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) e Clube Náutico Marcílio Dias

06/12 (quarta-feira) Horário: 20h Atividade: Roda de conversa com a Psicóloga Gleice Barros da Silva Local e realização: Casa de acolhimento Santa Paulina (evento interno)

Leia agora: Solidariedade e Ações Estratégicas: Governo Federal Visita o Alto Vale de SC

2º Ciclo de Palestras sobre Violência de Gênero

Em primeiro lugar, essas palestras serão transmitidas ao vivo pelo YouTube da RAIPSV, onde os participantes podem solicitar um certificado de participação ao final de cada evento.

Realização: RAIPSV, Diretoria de Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde e FEAPI

05/12 (terça-feira) Horário: 10h30 às 12h – Palestra: Equidade de gênero e as questões da violência contra mulher – Palestrante: Marina Corbetta Benedet. Psicóloga, doutora em Psicologia, pós-doutora em Direitos Humanos e Direitos Difusos. Docente nos cursos de Medicina e Psicologia da UNIVALI. Sócia fundadora do Instituto Entrelaços

Link: https://www.youtube.com/watch?v=pP305WjkyGk

07/12 (quinta-feira) Horário: 13h às 14h30 – Palestra: Polícia Civil Por Elas: Estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres na polícia civil de Santa Catarina – Palestrante: Danielle Cadan. Psicóloga policial civil na DPCAMI de Itajaí. Docente na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina. Mestra em Psicologia pela UFPR. Especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia

Link: https://www.youtube.com/watch?v=_RBMTIEGe38

08/12 (sexta-feira) Horário: 10h às 11h30 – Palestra: Avaliação de risco em feminicídios conjugais junto a autores e vítimas: limites e possibilidades intersetoriais – Palestrante: João Fillipe Horr. Psicólogo, Docente e Pesquisador na UNIVALI. Atua na gestão e planejamento em saúde mental coletiva e políticas de enfrentamento das violências. Doutor em Psicologia pela UFSC

Link: https://www.youtube.com/watch?v=H3xitF0qa6s 

Como resultado dessa mobilização, todavia espera-se uma maior conscientização e engajamento da comunidade em prol do fim da violência contra as mulheres. A saber: agora você já sabe sobre a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” em Itajaí. Não deixe de conferir outros temas relacionados no Portal.

Veja também: Desafios e Perspectivas da Vitalmar: Recuperação Judicial e os Impactos no Setor de Pescados

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Em qual grupo você se encaixa?

Você está negativado?