Itajaí e Região

Frio elevado pode aumentar risco de infarto e AVC em SC

As temperaturas mais baixas do inverno trazem preocupações sérias para a saúde da população. Durante essa estação, o frio intenso pode aumentar o risco de problemas como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). A razão para isso é simples: o corpo precisa se adaptar para manter a temperatura interna. Essa adaptação envolve a contração dos vasos sanguíneos e o aumento da pressão arterial, o que pode acabar sobrecarregando o sistema cardiovascular.

Certa atenção especial deve ser dada a grupos mais vulneráveis, como os idosos, aqueles com problemas cardíacos prévios, hipertensos e diabéticos. Esses indivíduos estão mais suscetíveis aos efeitos do frio. Aqui em Santa Catarina, onde o frio aparece com frequência, os médicos estão sempre relembrando a importância de alguns cuidados.

É fundamental, por exemplo, se agasalhar bem para enfrentar as baixas temperaturas. É bom evitar mudanças bruscas de temperatura, já que isso também pode causar desconfortos. Manter-se hidratado é outro ponto chave, mesmo que o corpo não sinta tanta sede no frio. E, claro, não podemos esquecer dos tratamentos médicos já em andamento; interrompê-los pode trazer riscos.

Além disso, prestar atenção aos sinais do corpo é essencial. Se algo não vai bem, como dores no peito, falta de ar ou tontura, o ideal é procurar atendimento médico imediatamente. Um simples sinal pode ser crucial para evitar complicações mais sérias.

Rodrigo Silva

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo