Contrabando milionário é investigado pela PF em SC
A Polícia Federal (PF) deu início a uma operação na terça-feira (10) para desbaratar um esquema de contrabando e lavagem de dinheiro em Santa Catarina. Batizada de “Operação Carga Dividida”, a ação focou em crimes de descaminho e resultou no cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão, além de 41 medidas cautelares diversas de prisão. As ações ocorreram em várias cidades do Sul do estado, como Tubarão, Içara, Itajaí e Criciúma.
Como parte da operação, cerca de R$ 31 milhões foram bloqueados nas contas dos suspeitos, além de R$ 9 milhões em veículos e imóveis. As pessoas investigadas estão impedidas de sair do país e precisam entregar seus passaportes à PF.
Esquema milionário de contrabando organizava excursões falsas para o Uruguai
Segundo informações da PF, os envolvidos estavam organizando excursões falsas para o Uruguai. A ideia era aproveitar a cota de compras dos passageiros para trazer produtos de forma irregular para o Brasil.
As mercadorias, especialmente bebidas alcoólicas, eram adquiridas em Free Shops e transportadas em ônibus de turismo. As viagens tinham como ponto de partida Criciúma, com destino a cidades na fronteira, como Jaguarão, no Rio Grande do Sul. Esse tipo de operação é um desafio constante para as autoridades e afeta a economia local, além de contribuir com a concorrência desleal no mercado.



